Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

ONLINE
2





Partilhe esta Página





Total de visitas: 3265
berne e outros.
berne e outros.

Nosso país é um verdadeiro paraíso para as moscas. Quente, úmido e com muita matéria orgânica em decomposição (lixões, esgotos, etc) fornece as condições ideais para a proliferação de várias espécies de moscas que causam sérios transtornos tanto para o homem como para os animais.

Bernes

Nos trópicos os bernes são provocados pela larva de uma mosca que recebe o nome de Dermatobia hominis.

Esta mosca tem um ciclo de vida muito interessante: os adultos têm um período de vida muito curto, apenas 4 dias em média, que utilizam para copular e botar ovos.

A fêmea captura um outro inseto (geralmente uma mosca comum) e fixa seus ovos sobre ele. As larvas se desenvolvem em aproximadamente 6 dias e são veiculadas para o hospedeiro mamífero.

Atraídas pelo calor elas abandonam o vetor, perfurando e se instalando sob a pele do animal, permanecendo no tecido subcutâneo (em baixo da pele) por 39 a 50 dias. Elas produzem cistos com um orifício central pelo qual respiram. Quando atingem de 5 a 6 cm., caem no chão e se tornam pupas, que originarão insetos adultos dentro de 32 a 43 dias. Os bernes são muito dolorosos, inflamam e podem formar abcessos principalmente quando a larva morre no interior do cisto.

Daí a recomendação de não aplicar spray larvicida ("spray roxo" ou prata) sem retirar o berne. Ele deve ser primeiramente removido e depois de aplicado o spray desta forma impedindo que outras larvas de moscas se instalem neste local.

Comprimidos de lufenurom, vendidos comercialmente sob o nome de Program plus auxiliam na prevenção de infestações por berne, mas devem ser utilizados mensalmente, possui a vantagem de serem de fácil utilização já que sua apresentação é comprimido

Outros produtos como a ivermectina, o famoso ivomec, não tem ação preventiva e sua ação curativa possui as mesmas contra-indicações que os sprays, além disso vale lembrar que em determinadas raças de cães como o collie e, as raças descendentes ou de mesma origem desta raça,  o ivomec é fatal, ou seja leva a MORTE, devido a isto não existe aprovação no ministério da agricultura para uso em cães ou gatos.

As Bicheiras

Bicheira ou míase cutânea é o nome dado a infestação por larvas de uma mosca chamada cochliomya hominivorax. A mosca, verde azulada e semelhante em aparência com outras moscas varejeiras, é atraída por ferimentos, cortes ou mordeduras, onde deposita de 200 a 400 ovos. As larvas, parasitas obrigatórios, eclodem depois de 12-24 horas e se alimentam de fluidos orgânicos e tecidos vivos durante 5 a 7 dias, depois do que caem no chão e se transformam em pupas.

As míases são tanto mais graves quanto mais velhas forem as larvas da mosca. Além de haver perda tecidual, pode ocorrer uma reinfestação, pois se forma um fluido marrom-avermelhado, muito fétido e que atrai mais moscas. Se o tratamento adequado não for realizado rapidamente, pode ocorrer o óbito do animal.

O tratamento inicia-se com a remoção mecânica das larvas. No caso das bicheiras, muitas vezes é necessário sedar o animal, pois as larvas escavam galerias e se instalam profundamente. Em seguida faz-se uma boa assepsia do local afetado. Deve-se aplicar diariamente um spray larvicida que ajuda na cicatrização e previna novas reinfestações.

Mosca Doméstica e as "feridas de ponta de orelha

"Sem dúvida, a mosca doméstica - musca domestica - é aquela que mais incomoda nossos amigos cães, principalmente nos meses mais quentes (primavera/verão). Perturbam os animais devido a sua intensa movimentação; aos poucos podem provocar ferimentos na pele, geralmente nas orelhas na ponta ou dobras. Existem diversos produtos no mercado a base de oxido de zinco e citronela que auxiliam na cicatrização e são repelentes de insetos todos auxiliam enormemente no tratamento das feridas.

Controle das Moscas

As medidas de controle envolvem principalmente, o saneamento básico e o tratamento adequado do lixo orgânico (ensacar, incinerar, enterrar). Infelizmente em nosso país existem condições que propiciam a proliferação de moscas nas cidades, quanto nas zonas rurais ou litorâneas. Na tentativa de proteger nossos cães existem inúmeros repelentes que podem ser utilizados sobre o corpo do animal, sendo que os mais eficientes são os que têm na sua composição extrato de citronela. Para o ambiente são muito utilizadas repelentes as bases de piretróides (K'othrine, solfac, picthrine, etc).

Não se esqueça:

  • OBSERVAR DIARIAMENTE O ESTADO DA PELAGEM DO SEU CÃO;
  • NO VERÃO UM BOM BANHO SEMANAL E SECÁ-LO ADEQUADAMENTE VAI REMOVER ODORES DESAGRADÁVEIS QUE PODEM SER UM ATRATIVO PARA AS MOSCAS;
  • REALIZE A LIMPEZA DAS INSTALAÇÕES LOGO PELA MANHÃ. O SOL FORTE, OS EXCREMENTOS (FEZES E URINA) SÃO ÓTIMOS ATRATIVOS PARA MOSCAS.