Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

ONLINE
1





Partilhe esta Página





Total de visitas: 3518
castração
castração

      

          Quais as vantagens, de evitar ninhadas não desejadas ?                 

 

      . Ah!, você diria: "Eu jamais colocaria uma ninhada de minha cadela / gata na rua“, pode ser, mas o que fazer com os filhotes se ninguém os quiser? E os futuros donos, tratarão tão bem seus filhotes como você? Não esqueça que as vezes um filhote só é atraente enquanto é filhote, ou enquanto não destrói o sofá da casa, nem faz xixi no tapete novo, ou enquanto não fica doente. E os machos que possuem um dono, mas que fogem de casa e acabam cruzando com uma fêmea de rua? Além de aumentar a população de rua teríamos o perigo também da transmissão de doenças como as sarnas, algumas viroses, pulgas, carrapatos entre outras...

OS ANIMAIS CASTRADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS: Tanto machos como fêmeas têm menos chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos. Os machos, depois de castrados, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores de testiculares.

A castração reduz o risco da cadela ter tumor de mama. Se a cadela foi castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco dela desenvolver tumores mamários é muito reduzido (próximo de zero). O Tumor Mamário é, normalmente, um tipo de câncer muito comum em cadelas idosas que não foram castradas. Além disso, a cirurgia nas fêmeas antes do primeiro cio é menos propensa a complicações.

A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos, que são ocorrências comuns em fêmeas não castradas. Com relação às fêmeas, pode ser que elas não sejam boas mães, implicando em risco para a ninhada e em trabalho extra para você. Ou ainda, ela pode precisar de auxilio de emergência durante o parto [por exemplo, uma cesariana colocando em risco sua vida, e aumentando sua despesa.

Você já deve ter notado que quando um macho sente por perto uma fêmea no cio pode demolir portas e saltar cercas e ficar vagando pelo bairro a procura da cadela. Animais castrados fogem menos e com isso levam uma vida mais segura, sem os perigos da vida na rua, para os quais seu animal acostumado em casa, não está preparado, inclusive com o risco de ser envenenado. Diminui também as brigas com cães vadios reduzindo assim, o risco de danos, infecções,  atropelamento e livrando você de altas contas no veterinário.

Além do perigo do passeio pelas ruas, existe o risco de seu animal macho cruzar com alguma fêmea de rua, o que, aumentaria a  população de rua. Há também a possibilidade do seu animal na rua, assustado, acabar mordendo alguém, o que lhe traria mais dor de cabeça. Só pra completar 20% das mordidas em pessoas são realizadas por animais que estavam nas ruas, mas que geralmente possui donos.

Animais castrados são mais contentes e comportados. A castração precoce reduz o aborrecimento e constrangimento dos machinhos ficarem "montando" nas pernas das pessoas ou na mobília. A castração não transformará seu cachorro em um "frouxo", e ele nunca saberá o que está perdendo, mesmo que já tenha cruzado alguma vez. O animal não sabe bem o que é prazer, não acorda um belo dia querendo cruzar. Ele tem vontade sim, mas por um simples mecanismo hormonal; logo se tirarmos seus testículos, este estímulo hormonal desaparece, e ele não sente mais vontade de cruzar. É diferente do caso do ser humano, que se fosse castrado, sentiria a vontade, mas não conseguiria; no caso do animal, esta vontade não existe após a castração.       

 Algumas pessoas acham que o animal ficará preguiçoso e gordo. Mas nem sempre isto ocorre. Se a castração for realizada precocemente não levará o animal à obesidade. Quando feita depois do animal adulto realmente ele ficará com uma tendência a engordar, o que pode ser controlado com uma rotina de brincadeiras e exercícios, além de não podermos deixá-lo comer demais.

Alguns proprietários acham que por ser um cão de guarda este animal não deve ser castrado. Mas a castração não afeta os instintos naturais de um cachorro para proteger sua casa e família.

A castração resulta em uma fêmea mais limpa em casa. Todos os proprietários de fêmeas sabem como é incômodo o sangramento que ocorre no cio (aproximadamente dez dias, duas vezes ao ano). Removendo os ovários de sua cachorrinha este problema é eliminado.

Castração precoce também ajudará ao treinamento p/ urinar no local certo, diminuindo a incidência de urina "nos cantinhos" que o macho faz por razões territoriais

Algumas pessoas não aceitam a castração pois gostaria de ter no futuro um filhote igual a mãe:  “ meu cachorro (ou gato) é tão especial, que eu quero um cachorrinho (ou gatinho) como ele. Seu cachorro ou gato pode ser um animal muito especial. Mas isso não garante a você que seus filhotes vão ser iguais a ele. Até porque temos que levar em consideração também as características do outro parceiro; não sabemos se a ninhada sairá parecida com o pai ou com a mãe.

Outros acham tão bonito o parto, o nascimento que gostariam que as crianças presenciassem este milagre da natureza, mas até mesmo se suas crianças estiverem dispostas a verem seu animal parir - que é improvável que isso aconteça, uma vez que normalmente o parto ocorre à noite e a cadela se isola - a lição que você realmente estará ensinando é que animais podem ser gerados e descartados como uma roupa.

Além disso, lembre-se que o parto é uma situação delicada para a cadela. Ela precisa de tranquilidade; algumas fêmeas, inclusive, ficam agressivas, não permitindo que muitas pessoas se aproximem. E se a sua cadela que está parindo começar a ter complicações e correr risco de vida? Isto não seria nada interessante para as crianças. Ao invés disso, você deveria explicar às suas crianças que o real milagre da vida é sabermos prevenir nascimentos não desejados, de forma que não tenhamos que arcar com conseqüências depois.

A Associação Americana de Médicos Veterinários recomenda desde 1993, que tanto os cães quanto os gatos sejam castrados assim que os testículos descerem para a bolsa escrotal, ou seja, por volta dos 6 meses. As fêmeas também podem ser castradas a partir de 7 meses de idade.